3 ferramentas de desenvolvimento de produtos para você usar no desenvolvimento da sua carreira
Não importa em que área você trabalhe e nem exatamente o que você faz profissionalmente, a gestão da sua carreira pode ser realizada com objetivos e métodos que funcionam para se desenvolver e manter produtos de sucesso no mercado. A lógica básica do marketing vale para qualquer profissional conseguir a tão desejada ascensão de carreira.
Vejamos duas definições sobre o que é Marketing.
Processo social e administrativo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e o que desejam através da criação e troca de produtos e valores com outras pessoas.
Phillip Kotler
Processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preço, promoção e distribuição de ideias e serviços a fim de criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais.
American Marketing Association
Repare que as duas definições usam o termo “troca” como algo em comum. Ou seja: pode-se dizer que marketing é a ciência social que busca efetivar e otimizar os processos de trocas comerciais.
Agora analise sua atuação no mercado de trabalho e veja que a sua relação com a empresa que o contrata se dá pela seguinte relação.
Em troca deste produto (multiplicação dos dois termos), seu salário e benefícios são pagos.
Em outras palavras, o profissional será pago em relação ao que sabe fazer e ao tempo que dispensa para quem o paga. Isto é muito semelhante à lógica do consumidor quando decide pagar para adquirir qualquer produto ou serviço.
Tenha em mente que o valor de um produto é dado pela seguinte relação:
Onde:
Valor pode ser entendido como a atratividade do produto. Quanto maior o valor percebido pelo mercado, maiores as chances do produto em questão vencer seus concorrentes.
Função é aquilo que o produto pode fazer pelo consumidor. Entre outras possibilidades um automóvel transporta pessoas, uma geladeira esfria coisas, uma TV entrega imagem e som. Em termos profissionais, as Funções são as suas Competências. Pensa um pouco. O que você entrega para quem paga seu salário?
Custos são todos os investimentos que o consumidor precisa fazer para ter o produto. Gastar seu dinheiro, usar seu tempo para achar o produto e se mexer para ir às compras. Em termos profissionais os Custos são: salários, benefícios, investimentos no funcionário, etc.. Tudo o que a empresa paga para ter seu trabalho.
Agora vamos fazer um paralelo entre aqueles produtos que conseguem ser vendidos por preços muito maiores em relação a outros semelhantes, que não conseguem o mesmo sucesso.
- Por que produtos com algum grau de semelhança têm muito mais sucesso que outros?
- Por que modelos concorrentes de automóveis têm volumes de vendas, por vezes, tão diferentes?
- Por que algumas empresas de serviços de telefonia, internet ou TV à cabo tem muitos assinantes a mais que suas concorrentes?
Simples. Porque encontraram seus consumidores de maneira mais acertada e precisa!!
Faça o mesmo com sua carreira.
Há muitas dúvidas em nossas carreiras a serem esclarecidas para que possamos ter uma forma de agir que nos aproxime, de fato, das melhores opções do mercado. Para te ajudar a fazer seu plano de carreira, veja estas 3 ferramentas de Desenvolvimento de Produtos. Vou ser breve com cada uma e depois, nos próximos artigos, vou dar mais detalhes de como usar na prática.
FFE – Fuzzy Front End
O FFE vai servir para começar a pensar em possibilidades de carreira e criar proposta de como suas competências podem formar um excelente produto no mercado. Com o FFE você vai poder propor a si mesmo possibilidades diferentes para atuar, com base nas suas competências. Com o FFE você vai enxergar o tamanho de seu horizonte de carreira.

Phase-gate
Esta ferramenta vai servir para você filtrar parte das várias possibilidades enxergadas com o uso do FFE, buscando aquelas que sejam as mais adequadas para sua carreira, suas expectativas de vida, seus valores e suas possibilidades de investimento pessoal.

QFD – Quality Function Deployment
O QFD vai fornecer as respostas quantitativas para você saber no que vale à pena investir na sua carreira e àquilo que não te trará o melhor retorno, frente aos seus objetivos.

As 3 ferramentas são muito utilizadas por empresas no mundo todo para desenvolverem seus melhores produtos e/ou serviços, ganharem mercado e serem lucrativas.
Para sua carreira estas ferramentas vão ajudar a encontrar suas melhores opções para desenvolver competências, adequando aos seus objetivos de vida. Vou apresentar como funcionam e como aplicar nos próximos artigos. Espero que goste.