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Sob neblina use o farol baixo

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Iniciar um novo negócio ou lançar um novo produto ou serviço é sempre uma atividade cheia de riscos. Existe uma neblina densa que nos impede de ver o que está logo ali na frente e que pode ser extremante perigoso ao projeto ou uma mina de ouro a tornar tudo mais simples e fácil.

Achar uma forma de enxergar melhor onde estão os riscos e as oportunidades é o supremo desafio para qualquer novo negócio

A geração de novos negócios se baseia na criação de novos produtos ou novos serviços, que pode se dar pelas melhorias dos já existentes ou na inovação completa. De uma forma ou de outra, na fase inicial não há como ter certeza quanto ao tamanho real da oportunidade. Na verdade, não há como saber nem mesmo se o que está sendo considerado como interessante é, de fato, uma oportunidade ou uma armadilha.

Clarear o horizonte e conseguir enxergar a estrada é o mínimo que se pode desejar para seguir em frente investido tempo, competência e dinheiro naquilo que parece ser uma boa opção. Para isso há que se ter os faróis adequados, saber usá-los e, mais importante, entender o que se enxerga pela frente.

A busca pelas oportunidades para novos negócios começa por separar o que é razoável do que é loucura tentar. Entender o que é viável e discernir do que se mostre claramente inviável.

O processo de busca precisa ser sistemático e feito de tal forma a garantir que se prestou atenção às mais diversas possibilidades de cenários. Achar as opções viáveis ou ter clareza do que não é possível, logo de saída, é como achar palavras no caça palavras.

A busca por oportunidades de negócios não é uma ciência exata e o processo não tem repostas prontas, mas existem técnicas e ferramentas que ajudam muito a vislumbrar o que vai por trás da neblina e, consequentemente, reduzir os riscos para criar novos produtos, novos serviços ou seja: novos negócios.

Sun Tzu (544 a.C. a 496 a.C.) antecipou em mais de dois mil e quinhentos anos a essência deste texto. Em um trecho da sua obra mais conhecida, “A arte da guerra”[1], escreveu: “Sobressai-se na solução das dificuldades quem as resolve antes que apareçam”.

Até o início dos anos de 1900 o conhecimento humano dobrava a cada século, hoje ele dobra a cada treze meses e, segundo estudos da IBM, com o uso da internet das coisas e da inteligência artificial, irá dobrar a cada doze horas em um futuro breve[2]. Além de tornar impossível para qualquer pessoa estar atualizado em sua área de conhecimento, esta velocidade vertiginosa de crescimento vem tornando o ciclo de vida dos produtos cada dia menor. O ciclo de vida médio dos produtos de consumo foram reduzidos em 75% nos últimos trinta anos[2]. Isto resulta em uma necessidade gigantesca para colocar novos produtos no mercado de forma acelerada e eficiente.

Uma situação de sucesso atual gera o conforto que embaça a visão de futuro.

Buscar oportunidades para novos negócios, sejam na forma de serviços inovadores ou produtos inéditos não é uma opção, mas uma obrigação para a sobrevivência de uma empresa ou mesmo de profissionais que desejem ter um desempenho diferenciado. O ponto que fica como fundamental é saber quais ferramentas existem para esta busca de oportunidades.

Há diversos metodologias para a busca de oportunidades para novos negócios, sejam eles, produtos físicos, digitais, serviços ou mesmo carreiras. Vou citar abaixo alguns e se você tiver interesse em saber mais sobre algum ou todos eles, coloque nos comentários.

1.      Levantamento do valor agregado na cadeia de consumo

2.      Análise de assimetria de informação

3.      Mapas de posicionamento

4.      Criação de valor horizontal

5.      Criação de valor vertical

6.      Exploração de oportunidades adjacentes

7.      Cinco C`s da análise de oportunidade

8.      Matriz de Ansoff

9.      Radar de Oportunidade

10.  Monitoramento tecnológico

As ferramentas que citei acima são focadas em diferentes segmentos e não necessariamente se aplicam para todos os ramos de negócio. Na medida em que se conheça o comportamento de um setor uma metodologia ou ferramenta poderá ser escolhida com maior precisão.

Há na literatura diversas outras metodologias para a busca de oportunidades, mas que em linhas gerais acabam por se basear em alguma destas dez que apresentei. Também podemos encontrar metodologias de planejamento estratégico, que não foram desenvolvidas com o objetivo de busca de oportunidades mas, em certas circunstâncias, podem ser usadas para isso.

Gerando Startups ou Criando problemas?

Não é difícil vermos nos jornais, blogs e diversos sites sobre tecnologia e empreendedorismo uma grande quantidade de novas empresas surgindo quase todos os dias; são as chamadas Startups. O que me causa espanto é também ver a quantidade de mesmices que aparecem com uma cara de inovação e oferecendo as mesmas coisas para as mesmas pessoas.

Fazer o mesmo que alguém bem sucedido não é garantia para ter sucesso.

Iniciar um novo negócio exige entender onde se pretende pisar e saber onde estão as armadilhas no caminho. Caçar as palavras certas é enxergar na neblina. Não precisa de farol alto, precisa do instrumento certo. O farol de neblina aponta para baixo, você sabia?

Afinal, como diz a célebre frase de Arquimedes:

dê-me uma alavanca e um ponto de apoio, e eu moverei o mundo”

Com as ferramentas certas se pode fazer muita coisa.

Referências

[1]        S. Tzu, A Arte da GuerraNo Title. Novo Século, 2015.

[2]        R. G. Cooper, Winning at New Products: Creating Value Through InnovationNo Title. Basic Books, 2017.

#desenvolvimentodeprodutos #novosprodutos #inovação

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