Ativo 1Autogestao

Quer empreender? Precisa saber achar uma oportunidade

prof-marcelo-carvalho-reis-22

Três técnicas para achar, mapear e melhorar oportunidades de novos negócios

Começar uma empresa é sempre um desafio e envolve riscos. Estes riscos podem ser tanto maiores quanto menos planejamento houver no novo negócio. A vontade de ter sua própria empresa e não ser mais empregado é, em geral, uma força motivadora tão grande que muitas pessoas se arriscam nas primeiras ideias que têm, sem buscar confirmar se são boas as possibilidades comerciais, seguem apenas acreditando que se elas, empreendedoras, acham que há demanda, então a demanda existirá com certeza. Mas não é bem assim.

Se você acha sua ideia excelente isto não quer dizer que o mercado terá a mesma percepção. Tenha muito cuidado, pois as perdas podem ser dolorosas. Isto não quer dizer que não seja para seguir em frente, mas ao contrário, sua certeza de sucesso deve te motivar a buscar formas de verificar a viabilidade de mercado e, eventualmente, fazer as adaptações necessárias ainda na fase de concepção.

Mudar de ideia no início de um projeto é muitíssimo mais barato que fazer alterações quando este já está no mercado.

A figura 1 mostra como o tempo pode ser bom e ruim no processo de desenvolvimento de um novo negócio. No início há uma grande liberdade para mudar de opinião e alterar conceitos do negócio, mas, por outro lado, sabe-se muito pouco sobre seu funcionamento. Com o tempo e os investimentos realizados no desenvolvimento se aprende muito sobre as diversas variáveis que vão influenciar o negócio, mas ao mesmo tempo se perde a liberdade de mudar de ideia, pois, como disse, foram feitos investimento e estes poderão ser perdidos por alterações radicais.

Figura 1-Variação de Liberdade e Conhecimento ao longo do tempo.

Vamos ver três técnicas e seus usos.

  1. Mapa de Percepção para buscar lacunas de mercado.
  2. Mapa de oportunidades para medir as insatisfações dos consumidores e a partir disso vencer a concorrência.
  3. QFD para melhorar a ideia até torná-la o mais próximo possível dos desejos dos consumidores.

1 – MAPA DE PERCEPÇÃO – BUSCA DE LACUNAS DE MERCADO

Para buscar uma lacuna de mercado que esteja vazia, semelhante ao conceito de Oceano Azul (A Estratégia do Oceano Azul – W. Chan Kim), você pode usar um Mapa de Percepção. Escolha duas variáveis e posicione cada marca existente no mercado que possa concorrer com seu novo negócio. Se aparecer um espaço vazio, talvez ali esteja sua mina de ouro. A figura 2 mostra um exemplo de Mapa de Percepção para soft drinks no mercado dos EUA.

Figura 2- Mapa de Percepção para soft drinks nos EUA

2 – RADAR DE OPORTUNIDADE – ADAPTANDO PARA VENCER A CONCORRÊNCIA

Com esta ferramenta você pode detectar quais as variáveis de produto ou serviço são as mais importantes para os consumidores e como eles se sentem atendidos atualmente com o que já existe no mercado. A partir disso, basta aplicar a relação abaixo e traçar o gráfico.


Figura 3-Radar de Oportunidade para uma montadora (marca em sigilo)

3 – QFD – QUALITY FUNCTION DEPLOYMENT – MELHORANDO SEU PRODUTO

O QFD ou Desdobramento da Função Qualidade é uma ferramenta poderosíssima para avaliar um produto ou serviço e apontar como e onde investir tempo e dinheiro para melhorar seu projeto ou adequar aos desejos e necessidades dos consumidores. Trata-se de um processo relativamente longo, mas com uma eficácia mais do que comprovada em diversos países e empresas para o desenvolvimento de novos produtos ou serviços.

Abaixo a figura 4 mostra o exemplo de uma matriz QFD extremamente simplificada para um produto muito simples, uma mera tachinha, figura 5. Não importa o grau de sofisticação de um produto ou serviço, o QFD ajuda demais na melhoria e desenvolvimento.

Figura 4-QFD (Casa da Qualidade) para um produto extremamente simples. 
Uma tachinha
Figura 5 - Tachinhas de fixação

CONCLUSÃO

Para entender exatamente como funcionam estas ferramentas é preciso mais do que este simples artigo. Minha ideia é apresentar opções que podem fazer uma gigantesca diferença no seu projeto de empreendedorismo. Para ver estas técnicas e outras mais de Geração de ideias e Design de produtos recomendo que experimente o curso da Unicamp “Desenvolvimento de Produtos – O essencial”.

Trata-se de um micro curso de três horas para te colocar os pontos indispensáveis que qualquer profissional que deseje criar um novo produto ou novo negócio precisa levar em consideração.

Para detalhes e inscrições acesse www.extecamp.unicamp.br/desenvolvimento

×