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O que o Airbus A380 e o Boeing 787 têm a ver com sua carreira.

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Sobre escolhas e o tempo

Certamente você já viu ou ouviu muito sobre o maior avião de passageiros do mundo, o A380 do consórcio europeu Airbus. Assim que foi lançado o avião se tornou uma celebridade na mídia mundial, com suas grandiosas características, como ter dois andares, capacidade para mais de quinhentos passageiros, cabines na primeira classe com chuveiro e muitos outros luxos.

O produto foi concebido em meados da década de 1990, a partir de uma visão de mundo onde os profissionais da Airbus enxergaram aquilo que esperavam fosse a realidade dos dias de hoje. Porém (a vida é cheia de poréns), o mundo não está se comportando como o pessoal da fabricante europeia imaginou, pelo menos não por enquanto.

A ideia por trás do conceito do A380 era a de aeroportos gigantes e concentradores de muitas linhas regionais. Os voos de maior distância, entre os grandes aeroportos, seriam cobertos por um grande aparelho, que tornaria o sistema mais barato pela escala.

O CEO da Airbus disse em recente entrevista que o A380 é um produto antes do seu tempo e que as companhias aéreas do mundo ainda vão ter muitas oportunidades de uso adequado para o avião. Será? Recentes matérias (https://www.bloomberg.com/amp/news/articles/2016-07-12/airbus-plans-to-cut-annual-a380-deliveries-to-12-as-of-2018) dão conta da real possibilidade de que o produto seja tirado de linha e a “modesta” quantia de 25 bilhões de euros usada no desenvolvimento do produto vire pó.

Por outro lado, o Boeing 787 Dreamliner, que também foi um produto concebido em meados da década de 1990, está se mostrando um potente motor no faturamento da fabricante americana (https://skift.com/2017/01/25/boeing-shares-reach-all-time-high-as-airlines-embrace-787-dreamliners/) apesar de um início de vendas problemático devido à falhas técnicas. Este também não foi um produto barato para desenvolver, custando aproximadamente 30 bilhões de dólares para a Boeing.

O conceito do 787 é o de economia de combustível, menor ruído para os aeroportos e maior autonomia de voo que seus concorrentes. O 787 leva menos passageiros que um A380 mas liga aeroportos de diferentes tamanhos sem a necessidade de adaptações dos mesmos (o A380 exige várias mudanças).

Airbus A380 e Boeing 787 são quase ideias opostas. Os dois aviões foram concebidos por profissionais das duas maiores fabricantes do mundo na mesma época, mas com visões de futuro distintas. O tempo passou, a dinheirama foi investida nos dois produtos e agora parece que só um lado tem a razão e os lucros disso.

Aprendizado é o que resta, pois não dá para voltar atrás e mudar as escolhas do passado, apenas o que vamos fazer daqui para frente. Peter Drucker afirmou que para cada decisão que tomamos, deveríamos fazer uma análise de suas consequências nove meses depois. Não sei o porquê dos nove meses e nem se concordo com um prazo tão curto, mas não tenho dúvida alguma de que uma análise cuidadosa de tempos em tempos é de grande utilidade e, mantendo o assunto em aviões, nos tira do piloto automático.

Com o passar do tempo você poderá achar que algumas de suas escolhas foram A380 na sua carreira. Custaram caro e talvez não deem retorno nunca. Outras, espero que sejam a maioria, foram 787. Custaram caro, mas te dão bons retornos ou boas expectativas.

Desenvolvimento de carreira é como desenvolvimento de produto, um negócio de risco. Alguns se saem muito melhor que outros, apesar de todo o esforço.

O tempo vai mostrando nossa capacidade de fazer escolhas e verificar se somos bons ou não tão bons assim na arte de enxergar o futuro para nosso produto.  O pessoal da Boeing não é mais esforçado que os da Airbus e nem mais inteligentes (as duas empresas cometem seus erros), mas em uma ou outra circunstância os caminhos se abriram de formas diferentes para os dois personagens.

Muitos profissionais se preparam e buscam oportunidades com todo o afinco e mesmo assim nem sempre os melhores resultados aparecem. Não adianta olhar o sucesso alheio, o negócio é voltar para casa e continuar se preparando e buscando por novas oportunidades. Elas podem demorar mas vão aparecer. Quer saber? O A320 e o A350, dois outros produtos da Airbus, se tornaram enormes sucessos no mercado. Continue procurando e você também vai achar seus produtos de sucesso. Nem tudo é 380, nem tudo é 787.

Muita força e boa sorte na suas escolhas.

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