Fico impressionado em ver tanta gente com excelente formação ou em cargos altos em grandes empresas usando a palavra marketing de forma tão limitada e muitas vezes errada.
A maneira mais comum que vejo o uso da palavra #marketing é como sinônimo de #publicidade ou de #propaganda. A palavra é exaustivamente usada por profissionais sempre no mesmo pobre sentido de #comunicação, como se fosse apenas isto. Pior, muitas vezes por pessoas que ocupam posições de alta gestão de marketing.
Para quem já fez alguma disciplina formal sobre o assunto, o conceito do mix de marketing criado pelo professor Neil Borden da universidade de Harvard na década de 1940 e apresentado ao mundo de maneira mais resumida pelo professor Jerome McCarthy da universidade de Michigan na forma dos quatro P’s, já tem uma ideia de que a chamada publicidade é apenas uma fração da ciência como um todo.
Phillip Kotler, da Northwestern University (Kellogg School of Management), popularizou o conceito de PRODUTO, PRAÇA, PREÇO e PROMOÇÃO e assumiu que o papel do marketing é o entendimento das necessidades e/ou desejos dos consumidores e que a oferta de valor para este consumidor se dá através da gestão equalizada destes quatro P’s.
a oferta de valor para este consumidor se dá através da gestão equalizada destes quatro P’s.
Não é difícil concluir que a comunicação é apenas uma parte do todo que compõe um processo de gestão de marketing e, portanto, o foco no #Produto, nas estratégias de #Preço e distribuição (#Praça) formam a maioria das preocupações que devem estar na mente de um profissional do assunto.
De fato, uma das definições mais conhecidas de marketing é: “a atividade e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para os consumidores, clientes, parceiros e a sociedade em geral (American Marketing Association). Não tem nada nesta definição que trate exclusivamente de comunicação, ao contrário ela é bem mais ampla do que isto.
Pensar em marketing na verdade é pensar nas lacunas de mercado deixadas pelos concorrentes ou pela própria empresa pensante, que se expressam por #desejos ou #necessidades não atendidas na #sociedade como um todo.
Marketing é olhar para o mundo e tentar enxergar o que não está sendo entregue de maneira satisfatória e fazer uma oferta de #valor atraente para que o processo de troca ocorra de maneira interessante para as partes envolvidas: quem oferece e quem recebe o valor ofertado.
Não se permita pensar em marketing apenas como uma forma de fazer com que o mercado saiba da sua existência, mas antes pense em formas de saber da existência das #oportunidades no mercado.
O que qualquer organização ou profissional tem a oferecer para o mercado é sua oferta de valor que poderá vir revestida pelo nome produto, #serviço, #profissão, #propósito, #vocação e várias outras possibilidades que na ciência do marketing simplesmente está dentro do capítulo Produto.
Desenvolver produtos é entender o mundo e saber traduzir as lacunas enxergadas em propostas viáveis que tenham aderência às demandas e possibilidades do mercado.
Pensar em preço é pensar na execução das trocas do marketing onde se entrega o valor inserido no contexto do P de Produto e se recebe a contrapartida no contexto do P de Preço.
Estabelecer preço é uma etapa extremamente técnica dentro da gestão de marketing e que passa por conceitos de custo, economia, comportamento do consumidor, análise dos concorrentes, finanças e objetivos de mercado. Nada simples, e que não estão relacionados com comunicação.
Desenvolver a estratégia de distribuição (Praça) vai exigir do gestor de marketing o entendimento das caraterísticas técnicas do que ele tem para entregar ao mercado, as possibilidades dos revendedores (se houver), o comportamento de compra dos #consumidores, legislação vigente, condições técnicas para chegar aos clientes e custos #logísticos. De novo, uma atividade complexa e que não é comunicação.
Desenvolver produtos é entender o mundo e saber traduzir as lacunas enxergadas em propostas viáveis que tenham aderência às demandas e possibilidades do mercado.
Por fim a Promoção, o ato de comunicar, de contar ao mundo o que temos para entregar, de quem somos, do que podemos fazer pelo cliente, das qualidades que só nosso produto/serviço/empresa tem. Agora sim marketing é aquilo pelo qual é mais conhecido, mas com certeza não é só isso, como você pôde notar.
Não seja míope na sua visão de marketing
Entenda o conceito ensinado pelo professor Theodore Levitt da Universidade de Harvard sobre a #miopia em marketing e evite focar em apenas uma parte do todo e busque enxergar o cenário completo.
Não permita que as árvores te impeçam de ver a floresta.