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Já foi cobrado para ser mais criativo? Não caia nesta armadilha.

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Você já foi cobrado para ser mais criativo? Já ouviu a conversa de que apenas as empresas com espírito criativo e cujos colaboradores pensam fora da caixa fazem sucesso?

Você realmente acha que a única (ou a mais significativa) forma de ter sucesso no mercado é pensando criativamente?

Eu não penso assim.

Ideias podem ser geradas infinitamente e é bom que seja assim, afinal nós seres humanos somos os Homo Sapiens e gostamos de pensar que podemos ter a supremacia das boas ideias na natureza.

De fato, o processo civilizatório se apoia em uma montanha de ideias que deram certo e nos ajudaram achegar onde estamos, com toda a tecnologia que nos rodeia e as instituições que buscam promover a justiça e igualdade entre as pessoas.

Porém….”De boas intenções o inferno está cheio!. As “boas intenções” eram “boas ideias” que nem sempre se converteram naquilo que o ser humano realmente precisaria.

Algumas destas “grandes ideias” foram verdadeiramente horríveis e nos arrastaram para guerras sangrentas, massacres, genocídios e muita destruição do meio ambiente.

O que separa as boas ideias das nem tão boas assim é o quanto se prestam a tornar a vida das pessoas algo melhor, gerando bem-estar, melhoria na qualidade vida, diversão, saúde e, não menos importante, riqueza para quem as desenvolveu.

Neste aspecto é que chegamos ao ponto que antecede a mera geração de ideias ou a criatividade ou o pensar fora da caixa. A busca pelas oportunidades deve vir antes do esforço por gerar ideias, ou seja: entender as necessidades, carências humanas, lacunas de atendimento e satisfação deve vir antes de tentarmos ter ideias para o mundo e para os negócios.

A busca pelas oportunidades deve vir antes do esforço por gerar ideias

Empresas e empreendedores, governantes e entidades assistenciais ou profissionais em busca de crescimento na carreira devem se esforçar para encontrar onde estão os gaps ou vazios de mercado. Aqueles pontos em que a oferta de produtos ou soluções ainda é incipiente ou inexistente.

…os gaps ou vazios de mercado. Aqueles pontos em que a oferta de produtos ou soluções ainda é incipiente ou inexistente.

Encontrados os gaps ou as oportunidades de mercado, ai sim deve começar a surgir ideias e mais ideias para ocupar este vazio. Primeiro ache os gaps, depois tenha muitas ideias de como aproveitá-los.

Fazendo ao contrário, ou seja: tendo ideias para ver onde podem ser úteis gasta-se tempo e esforço para possivelmente propor soluções para problemas que não exitem.

Primeiro ache os gaps, depois tenha muitas ideias de como aproveitá-los.

Olhando as mais valiosas empresas dos Estados Unidos entre 2009 e 2018 vemos uma drástica mudança no ranking. As mais valiosas de agora são, em geral, donas de produtos e serviços que não tem nenhuma relação com as estrelas de 2009.

Fazendo ao contrário, ou seja: tendo ideias para ver onde podem ser úteis gasta-se tempo e esforço para possivelmente propor soluções para problemas que não exitem.

Os seres humanos são os mesmos, mas as novas estrelas do mercado ocuparam os gaps existentes que nem tinham sido percebidos pelas ricas de outrora.

Novos produtos, novos serviços, mesmas pessoas. Não foram apenas boas ideias que geraram este resultado, mas a detecção dos gaps e então a ocupação com os produtos adequados.

dados: Investopedia.com – elaboração própria

Não foram apenas boas ideias que geraram este resultado, mas a detecção dos gaps e então a ocupação com os produtos adequados.

O que fazer então para achar oportunidades?

Saia de casa, vá para o mundo, converse com as pessoas, visite empresas, pergunte, seja curioso para entender a vida das pessoas, para saber das dificuldades de cada um, para saber das suas dores.

Nas dores do mundo é que se encontram as OPORTUNIDADES ou os gaps.

Ache as dores e você já estará muito próximo de um novo negócio ou um novo produto. Depois tenha muitas ideias para saber como resolver estas dores.

Nunca é tarde para ir atrás, nunca se está tão atrasado que não se possa achar um atalho e, pode acreditar, tem como mapear oportunidades.

Vá à luta e ache a sua oportunidade para um produto de sucesso.

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