Entre a ideia e a realização de um novo produto existe um longo e incerto caminho no qual se investem tempo, recursos financeiros, esforço de uma empresa e a administração da ansiedade e dos riscos. Ao final do processo de desenvolvimento de um produto, fica toda a expectativa de que se tenha feito tudo corretamente acompanhada da angustiante espera pelo sucesso comercial, que traga o retorno do investimento. O duro deste caminho é que, em sua maioria, os novos produtos não se mostram bem sucedidos comercialmente e, em mais de 60% das vezes, o investimento não retorna (Winning at new products – Cooper, R. G.). Desenvolver novos produtos é um negócio de risco, no qual muito dinheiro e tempo podem ser perdidos.
“A coisa mais difícil do mundo é transformar ideias em ação”
Goethe (1749-1832)
Para aumentar o índice de acerto, fazer a gestão do risco e reduzir custos, a melhor ferramenta a ser utilizada no processo é o Stage-Gate. Trata-se da metodologia de gestão do Desenvolvimento de Produtos mais utilizada no mundo e presença obrigatória nas empresas que obtém os melhores resultados de custo e sucesso comercial para novos produtos. Não à toa, são estas também as mais inovadoras companhias do mundo. Siga a leitura.
“A originalidade de um homem brilha não nas coisas que faz, mas na maneira como as faz.”
Adrian van Kamm (1920-2007)
O Stage-Gate ou também chamado Phase-Gate é uma metodologia que se compõe de etapas ou estágios, nos quais atividades são realizadas pelas equipes de desenvolvimento de produtos, seguidas pelos Gates que podem ser entendidos como filtros com o poder de matar um projeto ou permitir que siga em frente. As equipes que se envolvem nos Stages não são as mesmas que participam dos Gates, uma forma de não gerar vícios no processo, com preferências por uma ideia de produto em detrimento de outras.
A figura abaixo mostra o esquema básico da ferramenta.
Stage-Gate: Metodologia
A grande sacada do processo é a subdivisão das atividades em uma ordem crescente de complexidade e conhecimento sobre o que se está desenvolvendo. Desta forma, os riscos são gerenciados na medida em que as apostas ou investimentos vão crescendo com o andar do processo. Quanto mais se sabe sobre as potencialidades do novo produto, mais faz sentido aumentar as apostas na ideia.
Stage-Gate – Desenvolvimento de projeto
Entender o funcionamento de cada Stage e de cada Gate é indispensável para qualquer profissional que deseja se envolver em um processo bem estruturado de desenvolvimento de produtos. Na realidade, é um atrativo de carreira para quem já trabalha ou deseja trabalhar na área, uma vez que é nesta ferramenta em que se baseiam as melhores práticas do processo de desenvolvimento de produtos.
Para ir a fundo no processo, eu recomendo o livro do professor Robert Cooper, mas se você deseja aprender os fundamentos do Stage-Gate, aguarde mais alguns dias, pois a EBDP vai disponibilizar um curso on-line sobre a ferramenta. Este curso vai ter um rico material de apoio e foi feito com o objetivo de apresentar o funcionamento e as características de cada etapa do processo. Em um conjunto de vídeo aulas você poderá ter uma ótima noção de como aplicar o Stage-Gate.
Com o conteúdo disponibilizado neste artigo, já foi possível entender um pouco sobre qual o conceito e a qual a função do Stage-Gate, certo? Para ter mais informações e referências relevantes sobre como transformar uma ideia em algo inovador, deixe seu contato aqui e receba as novidades compartilhadas no blog da EBPD. No site, você também encontra caminhos possíveis para sua grande ideia!
Um abraço,